De acordo com a Receita Federal, só é necessário informar na declaração do Imposto de Renda empréstimos acima de R$ 5.000,00. Nessa regra entram todas as categorias, incluindo o crédito com garantia, como é o caso da Rispar.
Se você possuí crédito acima desse valor, a operação deve ser informada no site ou aplicativo oficial da Receita para o Imposto de Renda.
A declaração do Imposto de Renda pode ser feita pelo site da Receita Federal, por meio do Programa IRPF, disponível para download e ainda pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
Siga o passo a passo abaixo para declarar seu empréstimo com garantia:
1- Na seção "Bens e Direitos", clique em "Novo";
2- Selecione o código "51 - crédito decorrente de empréstimo";
3- No campo "Discriminação", inclua nome e CNPJ da empresa, o tipo de empréstimo, valor financiado, total de parcelas do contrato e o número de prestações quitadas.
No caso do Bitcoin como garantia, você pode incluir a quantidade usada para colateralizar o crédito.
4- Abaixo, será preciso declarar a situação da operação nas abas "Situação em 31/12/2020" e “Situação em 31/12/2021”, nesses períodos, respectivamente.
Lembre-se: Para declarar outros tipos de empréstimos, como o consignado, empréstimo pessoal, cheque especial e empréstimos informais, por exemplo, informe os dados na seção “Dívidas e Ônus Reais”.
A ficha "Bens e Direitos" deve ser usada apenas por quem possui empréstimo com garantia, financiamento ou consórcio, usando seus respectivos códigos.